terça-feira, 3 de julho de 2012

Jornal Eletrônico da Escola Agrícola


                                                   Tesouro Abstrato

aluna Jessica Aline Menezes Lima (16), estudante da terceira série do Ensino Médio, realizou uma pesquisa sobre o futurismo, dentro do conteúdo previsto em relação ao modernismo.
As revoluçoes da vanguarda artística se deram na quebra de concepções do modernismo que abdicaram várias tendencias estéticas como o futurismo, que nasceu na italia no fim do século XXI e começo do século XX.
O futurismo foi criado na Itália numa época de revoluções e contrarevoluções da pintura italiana, houve nesse periodo formação de grupos de pintores de acordo com sua linha artistica, sendo o mais radical representante da vanguarda artistica e o primeiro a ter uma atuação abertamente política o grupo futurista italiano.
Giacomo Balla foi um dos expoentes da pintura futurista italiana, nascido em 1871, na cidade de Turim, teve acesso a pesquisas da composição desse movimento e fez suas obras em base de uma experimentação contínua, sempre deu destaque em suas telas a expressão do movimento a multiplicação das formas e a análise da luz. Dentre as caracteristicas mais marcantes de Balla estão a explosão de cor, alegria e audácia.
Em um manifesto futurista assinado por ele e outros cinco artistas em 1910 ele firmou o centro da suas obras paltada na anaĺise do movimento.
Durante a Primeira Guerra mundial, Balla teve diversas experiências, das quais todas bem sucedidas, estabelecendo assim um código visual eficiente para simulação do movimento, tomando como resultado desta experiências bem sucedidas, ele publicara ao final da guerra, em 1918, o manifesto da cor (um texto apresentando algumas de suas conclusões acerca da importancia da cor em relação aos efeitos procurados nas obras). Ao final da guerra, o futurismo já perdera muito seu vigor e originalidade inicial. Balla, por sua vez, evoluía cada vez mais no sentido de tornar-se um pintor meramente decorativo, seus interesses já se encaminhavam para uma pintura renascentista realista.
A pintura futurista ficou explicitada pelo cubismo e pela abstração,porém com o uso de cores vivas e vibrantes,com contrastes e sobreposição das imagens,pretendiam dar ideia de dinâmica,no intuito de apresentar o movimento do objeto e não a materialização deste. Para os artistas do futurismo os objetos não se encaixam no contorno óptico e os seus aspectos não se adequam a um só tempo. Nesse estilo buscava-se expressar o movimento atual, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar o sentido figurado a velocidade descrita por ele no espaço.





Mais engana-se quem pensa que esse estilo foi unicamente italiano, o estilo futurista de arte influenciou varios movimentos artistico em todo o mundo como a semana de arte moderna de 1922, o conceito futurista do desprezo ao passado à criar o futuro e não a cópia e veneração pela originalidade caiu como uma luva dos jovens artistas brasileiros de parar de copiar os modelos europeus e criar uma arte brasileira, valorizando toda a sua variedade cultural, no sonho de construir uma identidade e renovar a arte e a literatura de modo geral.
Em Portugal, em março de 1915 Aquilino Ribeiro, em uma crônica apresenta o movimento futurista aos portugueses, no entanto só na edição número dois da revista O Orpheu, dirigida por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro que o futurismo aparece como movimento propriamente dito em Portugal.
Apesar do futurismo ter marcado época e uma geração, o futurismo de Giacomo Balla teve uma leve influência do impressionismo e o neo impressionismo frances, em 1890, em uma de suas viajes pela europa, em paris no periodo de 1900 e 1909, Balla desenvolveuuma pintura divisionista onde se estabeleceu e criou fama, voltando para a Itália já famoso ele ingressou em definitivo futurismo radical,como era conhecido o grupo futurista italiano.
Esse movimento não foi breve,marcou época,mexeu com a política, criou escolas de artes, mais passou como toda moda, abrindo as portas para novos movimentos e mostrando a importância da arte e da literatura em torno de uma nação.
Contudo ficaram as mais belas obras, como O carro passou de Giacomo Balla pintada, em 1913, retrata bem a literatura futurista, destacando o movimento, a "Velocidade Abstrata- O carro passou" fazia parte de um tríptico: a folha esquerda chamava-se “Linha de Força + Paisagem” e a central “Linhas de Força + Ruídos”. O tema tríptico era criado em base de uma passagem numa estrada branca de formas azuis e verdes, evocando terra e céu ao fundo. As áreas em rosa representavam a fumaça expelida pelo cano de descarga.






Nenhum comentário:

Postar um comentário