terça-feira, 3 de julho de 2012

Jornal Eletronico Agrícola



Anorexia
Um padrão imperfeito.


A anorexia é um transtorno alimentar caracterizado pelo medo que o paciente tem de ganhar peso. Esse medo pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa anoréxica se olha no espelho e se vê obesa, embora esteja extremamente magra. A pessoa que apresenta anorexia pode também pode apresentar bulimia, que é um transtorno alimentar grave, onde a pessoa provoca o próprio vomito depois de comer.


O paciente começa a utilizar meios nada convencionais para emagrecer, como por exemplo, excesso de exercícios físicos, jejum, vômitos induzidos, tomar laxantes e outros.
Em alguns casos de anorexia, pode ocorrer uma internação que pode ter consequências drásticas, como suicídio e desequilíbrio de componentes sanguíneos.
Uma vez instalada a doença, a pessoa começa também a apresentar alterações comportamentais, tornando-se mais arredia, isolando-se para realizar determinadas atividades que antes compartilhava com a família e amigos, tendendo a tornar-se depressiva e mais introspectiva.

Os pacientes costumam sentir fome, porém acabam negando ela para si. Há um emagrecimento induzido por causa do medo de engordar.

  Há alguns tipos de anorexias, como por exemplo:

Anorexia tipo Restritivo: a perda de peso é causada por dietas, jejum e excesso de exercício, mas essas pessoas não desenvolvem compulsões e purgações.
Anorexia tipo Compulsão Periódica/Purgativo: é quando a pessoa tem uma compulsão de comer e depois uma purgação. Neste tipo, os pacientes podem induzir o vômito e o uso indevido de outros produtos para expelir o que comeu.
Se a pessoa se encaixa no tipo restritivo, é um caso menos grave e é mais fácil de ser tratado, já o tipo compulsão periódica/purgativo é mais complicado e grave, podendo ter problemas maiores e outros impulsos como, por exemplo, utilização de drogas e bebidas com álcool.

Podemos perceber então a gravidade dessa doença, e sabemos que tudo se envolve em um meio de influência, pois é muito difícil viver numa sociedade consumista e discriminadora, como a que temos atualmente, sem nos contaminar com a pressão e a imposição de um padrão de beleza que muitas vezes compromete a personalidade das pessoas, principalmente mulheres.
Como dissemos, é uma doença que atinge principalmente mulheres, adultas e adolescentes, tendo sido encontrada principalmente, entre modelos. É a famosa ditadura da beleza, que faz parecer bonito aquilo que é doentio. Um padrão ‘’perfeito’’ de beleza que foi imposto pela sociedade, pois sabemos que é totalmente ao contrário.  Então, alguns países resolveram tomar medidas, em meio a tantas mortes. Em Israel, por exemplo, as autoridades de tanto ver modelos morrendo durante desfiles, decidiram tomar providências, e chegaram à conclusão de proibir modelos, homens e mulheres desfilarem sem antes serem examinados e autorizados por um médico.   Foi o primeiro país a tomar essa decisão importante,
Já no Brasil, a história é bem diferente, pois se trata de um problema novo no país, e sem dúvida intriga e choca os brasileiros. Acabar com a fome que vitima milhões de pobres no Brasil é, por tradição, uma importante causa política. Logo, a ideia de que há pessoas morrendo de fome de propósito é difícil de ser assimilada pela maioria dos brasileiros.

Em Campo Grande, um serviço do hospital regional que até agora se dedicava ao controle da obesidade começou este ano a identificar pacientes em situação de risco de anorexia e bulimia. Até agências de modelos são visitadas pelas equipes de saúde para localizar adolescentes muito abaixo do peso. Médicos, nutricionistas e psicólogos fazem palestras. O tratamento é de graça, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O foco dessas palestras é geralmente para adolescentes.

O Tratamento
As pessoas anoréxicas nunca admitem o seu problema, por isso não se deve esperar que pedissem ajuda, é necessário recorrer a um acompanhamento terapêutico especializado, tanto médico (psiquiatra) como psicológico (psicólogo).
1ª Fase – recuperação do peso e regularização do padrão alimentar
2ª Fase - reestruturação cognitiva
3ª Fase - prevenção da recaída.

Mas acima de tudo, saiba que o padrão de beleza é aquilo que você é, pois não precisa seguir o que seria ‘’bonito’’ aos olhos dos outros.


 



                                                                                         Luana Marques e Naiara Antunes
                                                                                                   2º Técnico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário