terça-feira, 3 de julho de 2012

Jornal Eletronico Agrícola

Tecnologia
   
         Trilhando o futuro
A ciência da tecnologia não é algo novo, pois surgiu desde o início da civilização. Segundo o filósofo Gilbert de Simondon (1969), o homem se diferenciou dos demais animais, a partir do momento em que utilizou os recursos existentes na natureza em seu benefício próprio.

                                     Os dois lados da moeda
Grande parte da população brasileira vive e sobrevive na informalidade, relacionado com a ausência da tecnologia informativa, onde o que sobrepõe é o conhecimento prático.
O lado negativo da tecnologia tem seu maior enfoque na substituição de empregos manuais pelas novas maquinas, onde consequentemente afetara o serviço de vários trabalhadores. Com o uso constante, as pessoas estão se tornando cada vez mais sedentárias, pois optam pela ociosidade ao invés de promover o cuidado com a saúde, praticando mais atividades físicas.
Benefícios da tecnologia
Saúde
Talvez o maior beneficiário do avanço da tecnologia tem sido o setor da saúde. A investigação médica levou ao fim de várias doenças, conseguindo fazer variedades de medicamentos para a prevenção de ambos. Milhões de vidas foram salvas como resultado disso. Também possibilita o acesso aos que tem deficiência mental através das inovações da tecnologia sobre a comunicação audiovisual/telemática entre outros meios.
Educação
Não é nenhuma surpresa que os benefícios da tecnologia nas salas de aula e escolas em geral, abriram um ambiente de aprendizagem totalmente inovado. O conhecimento pode ser facilmente adquirido com a ajuda da internet, pois é muito atrativo em termos de entretenimento, assim ocorrendo à junção do útil ao agradável. Mas nem sempre todos estão adeptos a tantas inovações, grande exemplo são os professores não inclusos, onde não aderiram tal método de ensino, porém para o aluno será mais fácil por estar em seu dia a dia. Ao levar um recurso tecnológico para sala de aula, o professor deve ter os objetivos previamente traçados para não deixar que as ferramentas que podem conduzir o aluno a uma aprendizagem significativa e crítica se tornem simplesmente objeto de alienação.
Sendo assim, conclui se que as diversas tecnologias surgiram para favorecer a autoaprendizagem,meramente entendida como uma perspectiva construtiva, a ser utilizada no intermédio pedagógico e no meio social como forma de tornar o sujeito mais crítico e capaz de criar seus próprios conceitos. Na educação encontram-se algumas vantagens, Exemplo:
  •  O uso de computadores com outros recursos tecnológicos nas salas de aula abriu um novo método de ensino e aprendizagem eficaz;
  •  O ensino a distância tornou-se muito mais fácil, e isso levou a um aumento no numero de pessoas que recebem a educação de nível superior.
Comunicação
  A indústria da comunicação tem notado um crescimento enorme. Um exemplo que tem se destacado são as redes sociais, pois estão promovendo com seus recursos uma interação mais ampla e de melhor qualidade entre pessoas de locais distantes, pois sepessoas pudessemse comunicar umas com as outras em movimento, conseguiriam remover algumas das barreiras que se aplicava antigamente.
As novas tecnologias de comunicação levam a educação a uma nova dimensão. Esta nova dimensão é a capacidade de encontrar uma lógica dentro do caos de informações que muitas vezes possuímos organizar numa síntese coerente das informações dentro de uma área de conhecimento. Agilidade na questão de domínio do raciocínio lógico em grandes empresas com informações importantes para o crescimento da mesma. Das mais importantes vantagem se encontra a seguinte.
·         Informações e noticiários se tornaram mais personalizados. Além disso, podem chegar a mais indivíduos em uma velocidade maior, onde a resposta de ambos pode ser obtida em tempo real.

.
                                                        Linha do tempo

A tecnologia se encaixa desde uma simples calculadora de 1629 até mesmoa um computador mais avançado dessa geração. Esta é a era da tecnologia, da inovação consciente, onde para poder sobrevir é necessário ser diferente, tendo assim ideias originais.









Futuro
As tecnologias de comunicação estão a provocar mudanças profundas na nossa vida. Elas têm vindo a colaborar para a modificação do mundo e a contribuir para a extraordinária expansão do comércio e a mudar a face do capitalismo. Os seus mecanismos intrínsecos apressam a difusão das tecnologias, geradas ou incentivadoras das várias formas de lucro. Há por isso interesse em ampliar ainda mais essa propagação, para assim poder atingir o maior número possível de pessoas economicamente produtivas, isto é, as que podem consumir.








                                                                            José Ivan, Oscar Melo e Moacir Diony

                                                                                 2º Técnico.


                                            
        






Nenhum comentário:

Postar um comentário