segunda-feira, 6 de junho de 2011

PERGUNTAS


“PERGUNTAS”
As ideias que eu identifico no texto do link “ideias” são de que a educação deve fazer com que as crianças sejam em um futuro próximo grandes inventoras e criadoras e não copistas desse mundo.
Acredito que as ideias dos autores Jean Piaget, Sandra Pesavento, Léa Fagundes, Paulo Freire, Edgar Morin, Maturana, Varela, dentre outros. foram selecionadas para abrir o módulo com o objetivo de mostrar aos cursistas que não podemos continuar formando homens medíocres que nada têm a oferecer, mas sim homens capazes de questionar o que existe, melhorá-lo e criar novas possibilidades, com criatividade.
A Educação necessita de estudos constantes e de pessoas capazes para fomentar o ensino-aprendizagem. Para termos homens e mulheres que atuam como agentes transformadores na sociedade, inicialmente necessitamos instigá-los a pensar de modo contínuo sobre o mundo em que vivem. Não podemos ficar parados, pois o mundo com as máquinas, tecnologias está em constante evolução e a educação, o conhecimento em si não podem ficar alheios a tudo isso. Dessa forma, as perguntas farão parte de uma prática que moverá grandes discussões para que não sejamos apenas um número a mais numa sociedade alienada. 
 O papel da pergunta na sala de aula é o de propiciar o debate, provocar os alunos, desafiá-los, pois em uma escola aberta , moderna é através dos questionamentos que se provoca a aprendizagem., também é legal que cada aluno faça perguntas aos outros atores da aprendizagem como a si próprio e os professores como o personagem que elabora a pergunta, desafia e no momento certo responde.
É importante também pensar na interação que deve ter papel relevante no processo de ensino-aprendizagem, pois, influencia muito, no seu resultado. O professor pode usar diferentes estilos de interação: professor-grupo, professor-aluno a aluno-aluno. Assim, as perguntas têm um lugar de destaque no que diz respeito a interação.



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