Mitos, verdades ou ficções? Eis a questão!
“Para muitos são verdades distorcidas ao longo do tempo, já para outros não passa de ficção, depende muito da crença de cada um, e da forma como interpretamos.”

Principais tipos de mitos:
●Cosmogonias: Mitos de origem e destruição, incluindo os messiânicos e milenários.
- Mitos folclóricos
- Mitos fundadores, onde se explica a origem de um rito, uma crença, uma filosofia, uma cidade ou comunidade
- Mito narrativo
- Mitos de providência e destino
- Mitos de renascimento e renovação, incluindo os de memória e esquecimento
- Mitos de seres superiores e seus descendentes
- Mitos de tempo e eternidade
- Soteriológicos: de salvadores e heróis

Mitologia grega é o estudo dos conjuntos de narrativas relacionadas aos mitos dos gregos antigos, de seus significados e da relação entre eles e os povos, consideradas, com o advento do cristianismo, como meras ficções alegóricas. A mitologia grega tem exercido uma grande influência na cultura, nas artes e na literatura da civilização ocidental e permanece como parte da herança e da linguagem do Ocidente. Poetas e artistas desde os tempos antigos até o presente tem se inspirado na mitologia grega e descoberto que os temas mitológicos lhes legam significado e relevância em seu comportamento. Seu patrimônio também influi na ciência, como no caso dos nomes dados aos planetas do Sistema Solar e em estudos teóricos, acadêmicos, psicanalíticos, antropológicos e muitos outros.

Um grande exemplo dos mitos gregos é o minotauro (cabeça e patas de touro e corpo de ser humano). Diziam que se alimentava de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro, até que um dia o rei Egeu mandou seu filho Teseu para matar o monstro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de lã e uma espada. Teseu entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã que havia marcado todo o caminho percorrido.
Já um exemplo da mitologia brasileira, muito conhecido popularmente é a mula sem cabeça: Segundo a lenda qualquer mulher que namorasse um padre seria transformada em um monstro, desta forma, as mulheres deveriam, ver os padres como uma espécie de “santo” e não como homem, se cometessem qualquer pecado com o pensamento em um padre, acabariam se transformando em mula sem cabeça. Diz a lenda que o encanto somente pode ser quebrado se alguém tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega, assim surgirá uma mulher arrependida pelos seus “pecados”.
“Enfim, mitos podem ter vários sentidos, basta sabermos interpretá-los!”
“Enfim, mitos podem ter vários sentidos, basta sabermos interpretá-los!”
AUTORES DO TEXTO COLABORATIVO: Moacir Diony, Rafaelli Rueckel, Matheus Henrique, Everton Júnior, Vinícius e Valdir Souza.
Nível Escolar: Ensino Médio Profissionalizante.
Professora responsável: Milsa Duarte Ramos Vaz.
psicoforum.br.tripod.com/index/artigos/mito1.htm
Eu gostei muito do que vocês postaram porque eu gosto de mitos, uma coisa eu digo vocs estão de parabéns
ResponderExcluireu achei muito bom ,acho legal mitos , mais o que mais gostei foi que a postagem explicou bem sobre os mitos.
ResponderExcluireu gostei muito do trabalho deles,eles se desenpenharam muito para fazer esse trabalho bem feito,unica coisa que eu digo é que eles estao de parabens.
ResponderExcluirVocês todos estão de parabéns pela postagens, eu gostei muito o que foi dito sobre o mito, alén de uma ótima explicação.Até a proxima.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa nós gostamos muito desse post! a explicação é fantastica, estão de parabéns mesmo!. Beijos até a proxima
ResponderExcluirO MUNDO DOS MISTOS É MUITO INTERESSANTE E COM A BREVE EXPLICAÇÃO DE VOCÊS NESSE TEXTO PUDE INTENDER MELHOR SOBRE ESSE ASSUNTO ADOREI VIU .... PARABÉNS *-*
ResponderExcluirTema de muito interesse ..........................................para os filosofos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirParabéns Pessoal!
ResponderExcluirGostei do trabalho e espero que em breve possamos ler mais sobtre os mitos e apresentá-los aos alunos do primeiro ao quinto anos.
MIL
Bom eu sei q todos gostaram, portanto gostaria q a Profª se possivel corrigir o erro de digitação. Do (sobre) dela.
ResponderExcluir