sexta-feira, 8 de julho de 2011

PLANO DE AULA USANDO O LAPTOP

Campo Grande, 07/062011.
Escola Municipal Agrícola Gov. “Arnaldo Estevão de Figueiredo”.
Professora: Milsa Duarte Ramos Vaz.

Carga Horária das Aulas:
pesquisa: 2 aulas;
planejamento do texto: 3 aulas
apresentação para o grupo: 2 aulas

Planejamento para o 1º ano do Ensino Médio
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Texto de Campanha Publicitária

Habilidades (Objetivos:)

Produzir cartaz digital usando o laptop;
Aprender a finalidade e as características do gênero textual estudado.
Conteúdo
Texto de Campanha Publicitária;
Cartaz.
Situação Didática:
A sala será dividida em 6 grupos, sendo 5 alunos e em cada grupo;
os grupos terão os seguintes temas:
1. Doação de livros de literatura para a biblioteca da escola
2. Banco de óculos em prol de uma entidade assistencial de seu bairro ou cidade;
3. Valorização da vida os riscos ligados ao consumo de drogas, álcool cigarros;
4. Preservação da saúde e os riscos de doenças venéreas e da Aids;
5. Uso criterioso da água.
6. Doação de agasalhos e roupas para vítimas de enchentes.

Pesquisar as características dos gêneros textuais em pauta (publicidade e propaganda).

Obs. Nos grupos os alunos, individualmente, produzirão os cartazes digitais. Após a elaboração se reunirão e escolherão o cartaz que deverá ser apresentado para a turma.
Instruções:
a) Pense no perfil do público a que a campanha irá se dirigir faça um planejamento do do cartaz. Decida que imagens ele vai ter, qual a relação delas com o texto verbal, que espaço ocuparão no cartaz.
b) Planeje o texto verbal. Se a campanha for de doação, por exemplo, procure fazer um texto curto e objetivo que esclareça em que ela consiste, qual é seu objetivo, o que fazer para participar dela.
c) Escreva o texto verbal na linguagem padrão e em linguagem simples e direta, acessível ao tipo de público a que se destina o cartaz.
d) Faça seu cartaz usando o seu laptop, use a criatividade, letras com tamanhos e cores diferentes e depois, avalie-o. Refaça o que achar necessário. Mostre-o ao colegas de grupo.
e) Apresente o trabalho final aos colegas de sala.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados durante todo o processo e também ao final para a obtenção de uma das notas validadas para o segundo bimestre.
Os próprios alunos avaliarão os trabalhos dos outros grupos;
Também, os alunos avaliarão os trabalhos desenvolvidos pelo seu grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário