segunda-feira, 4 de julho de 2011

O que é teatro?


O teatro surgiu a partir do desenvolvimento do homem, através das suas necessidades. O homem primitivo era caçador e selvagem, por isso sentia necessidade de dominar a natureza. Através destas necessidades surgem invenções como o desenho e o teatro na sua forma mais primitiva. O teatro primitivo era uma espécie de danças dramáticas coletivas que abordavam as questões do seu dia a dia, uma espécie de ritual de celebração, agradecimento ou perda. Estas pequenas evoluções deram-se com o passar de vários anos. Com o tempo o homem passou a realizar rituais sagrados na tentativa de apaziguar os efeitos da natureza, harmonizando-se com ela. Os mitos começaram a evoluir, surgem danças miméticas (compostas por mímica e música).

O teatro e a expressao mais antiga do espirito ludico da humanidade, e uma arte cenica especial, pois embora tome quase sempre como ponto de partida um texto literario (comedia, drama, e outros generos), exige a transformacao da literatura em espetaculo cenico e sua transformacao direta com a plateia.
Assim, por maior que seja a interdependencia entre texto dramatico e o espetaculo, o ator e a cena criam uma linguagem especifica e uma arte essencialmente distinta da criacao literaria. A arte dos atores e do diretor de cena nao sobrevive a representacao; os textos ficam.
Durante os espetaculo, o texto dramatico se realiza na metamorfose do ator em personagem. A literatura dramatica nao e um genero, como outros, da literatura geral, pela indispensavel presenca e cooperacao do publico. Assim, o teatro e principalmente fenomeno social e, como tal, sujeito as leis e dialetica historicas. Por isso, nao existe teatro em sentido absoluto, com normas permanentes, mas varios teatros, muito diferentes, de diversas epocas e nacoes quanto mais remotos, tanto menos operantes em periodos seguintes.

Alunos:José benedito, Leticia, Bruna Vilhar, Graciela, Alex

Um comentário:

  1. Bom concordo com vocês o teatro e a expressão mais antiga do espirito ludico da humanidade.
    Meus parabéns pela postagem, abraços e até a proxima!!!!

    =)

    ResponderExcluir