Blog voltado aos estudos literários para o Ensino Médio. Aqui, você se deparará com atividades diferenciadas a fim de que os alunos postem suas impressões e textos sobre os autores e suas obras.
sexta-feira, 8 de julho de 2011
PLANO DE AULA USANDO O LAPTOP
Escola Municipal Agrícola Gov. “Arnaldo Estevão de Figueiredo”.
Professora: Milsa Duarte Ramos Vaz.
Carga Horária das Aulas:
pesquisa: 2 aulas;
planejamento do texto: 3 aulas
apresentação para o grupo: 2 aulas
Planejamento para o 1º ano do Ensino Médio
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Texto de Campanha Publicitária
Habilidades (Objetivos:)
Produzir cartaz digital usando o laptop;
Aprender a finalidade e as características do gênero textual estudado.
Conteúdo
Texto de Campanha Publicitária;
Cartaz.
Situação Didática:
A sala será dividida em 6 grupos, sendo 5 alunos e em cada grupo;
os grupos terão os seguintes temas:
1. Doação de livros de literatura para a biblioteca da escola
2. Banco de óculos em prol de uma entidade assistencial de seu bairro ou cidade;
3. Valorização da vida os riscos ligados ao consumo de drogas, álcool cigarros;
4. Preservação da saúde e os riscos de doenças venéreas e da Aids;
5. Uso criterioso da água.
6. Doação de agasalhos e roupas para vítimas de enchentes.
Pesquisar as características dos gêneros textuais em pauta (publicidade e propaganda).
Obs. Nos grupos os alunos, individualmente, produzirão os cartazes digitais. Após a elaboração se reunirão e escolherão o cartaz que deverá ser apresentado para a turma.
Instruções:
a) Pense no perfil do público a que a campanha irá se dirigir faça um planejamento do do cartaz. Decida que imagens ele vai ter, qual a relação delas com o texto verbal, que espaço ocuparão no cartaz.
b) Planeje o texto verbal. Se a campanha for de doação, por exemplo, procure fazer um texto curto e objetivo que esclareça em que ela consiste, qual é seu objetivo, o que fazer para participar dela.
c) Escreva o texto verbal na linguagem padrão e em linguagem simples e direta, acessível ao tipo de público a que se destina o cartaz.
d) Faça seu cartaz usando o seu laptop, use a criatividade, letras com tamanhos e cores diferentes e depois, avalie-o. Refaça o que achar necessário. Mostre-o ao colegas de grupo.
e) Apresente o trabalho final aos colegas de sala.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados durante todo o processo e também ao final para a obtenção de uma das notas validadas para o segundo bimestre.
Os próprios alunos avaliarão os trabalhos dos outros grupos;
Também, os alunos avaliarão os trabalhos desenvolvidos pelo seu grupo.
quarta-feira, 6 de julho de 2011
AVALIANDO A MINHA AULA COM O USO DO LAPTOP
Ao concluir as tarefas percebi que os alunos têm muita familiaridade com o uso do laptop e apenas um dos grupos teve problemas para postar. Os outros se juntaram e com a ajuda mútua conseguiram terminar os trabalhos, apresentá-los e postar no blog.
Foi muito interessante, pois cada grupo usou a pesquisa e imagens da internet, e tiveram um grande avanço no que diz respeito à escrita como autores. E ainda foi bacana porque fizeram uma escrita de forma colaborativa.
Avaliei postando comentários e oportunizei a correção. os alunos disseram que não foi difícil trabalhar e realizar a campanha publicitária.
O ponto negativo foi relacionado à internet lenta, o que fez com que o tempo fosse maior do que o estipulado, mas foi concluido com êxito.
Professora MILSA
segunda-feira, 4 de julho de 2011
CAMPANHA DO AGASALHO
O que é teatro?
O teatro surgiu a partir do desenvolvimento do homem, através das suas necessidades. O homem primitivo era caçador e selvagem, por isso sentia necessidade de dominar a natureza. Através destas necessidades surgem invenções como o desenho e o teatro na sua forma mais primitiva. O teatro primitivo era uma espécie de danças dramáticas coletivas que abordavam as questões do seu dia a dia, uma espécie de ritual de celebração, agradecimento ou perda. Estas pequenas evoluções deram-se com o passar de vários anos. Com o tempo o homem passou a realizar rituais sagrados na tentativa de apaziguar os efeitos da natureza, harmonizando-se com ela. Os mitos começaram a evoluir, surgem danças miméticas (compostas por mímica e música).
O teatro e a expressao mais antiga do espirito ludico da humanidade, e uma arte cenica especial, pois embora tome quase sempre como ponto de partida um texto literario (comedia, drama, e outros generos), exige a transformacao da literatura em espetaculo cenico e sua transformacao direta com a plateia.
Assim, por maior que seja a interdependencia entre texto dramatico e o espetaculo, o ator e a cena criam uma linguagem especifica e uma arte essencialmente distinta da criacao literaria. A arte dos atores e do diretor de cena nao sobrevive a representacao; os textos ficam.
Durante os espetaculo, o texto dramatico se realiza na metamorfose do ator em personagem. A literatura dramatica nao e um genero, como outros, da literatura geral, pela indispensavel presenca e cooperacao do publico. Assim, o teatro e principalmente fenomeno social e, como tal, sujeito as leis e dialetica historicas. Por isso, nao existe teatro em sentido absoluto, com normas permanentes, mas varios teatros, muito diferentes, de diversas epocas e nacoes quanto mais remotos, tanto menos operantes em periodos seguintes.
Alunos:José benedito, Leticia, Bruna Vilhar, Graciela, Alex
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Soneto
Escrever um soneto dispõe o poeta para se aplica rimas ou ritimo o tema de um soneto ao assunto do soneto deve percorrer 4 estrofesses ter uma chave de abertura e um fim um fechamento não se pode dividir o tema de um soneto em partes tratando uma nos quarteto e outras no tercetos. Ostemas são mais utilizados de emoções e os sentimentos.
exemplo de um soneto:
Amor é um fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luis de Camões
Alunas: Handrya Carla, Pamela Martins, Naiara Antunes, Larissa do Amaral e Adrielly Campos
Há diversas histórias, e entre elas algumas verídicas, ou seja, verdadeira. Outras são inventadas para que tenha uma dose de humor, que se pode ser usada para shows de comédias e até piadas entre amigos. Abaixo a exemplo de uma história verídica.
A primeira vez que fomos a Zurique, na Suíça, em 2000, ficamos hospedados um pouco longe do centro da cidade. Resolvemos conhecer a noite com um casal de amigos mineiros, e usamos trem para chegar ao centro.
Na volta, pegamos um na Estação Banhof e sentamos nos primeiros bancos vagos que encontramos. Ficamos ali curtindo o passeio e não entendíamos porque poucas pessoas ocupavam o nosso vagão, mesmo que os outros estivessem lotados.
Durante o trajeto, chegou um fiscal para verificar os tíquetes, e quando mostramos fomos informados que estávamos em um vagão de primeira classe, diferente de nossos bilhetes. Não houve argumentos que convencesse o fiscal de que tinha sido apenas um descuido nosso. Pagamos uma multa de US$ 100 por casal. Ficamos com o gostinho da deliciosa cerveja de Zurique, a mais cara que já tomamos, e a lição de prestarmos mais atenção antes de embarcar.
Arcadismo
Arcadismo
O arcadismo é uma escola literaria que surgiu na Europa no século XVIII, também é denominada como setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" é uma referéncia a Arcadia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, e era ideal para inspiraçao poética.
A principal caracteristica desta escola é a natureza e de tudo o que fala sobre ela. Por isso muitos poetas do arcadismo adotaram pseudonimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas ritmicos mais graciosos.
Tinha uma perspectiva maior e expressa a critica da burguesia aos abusos da nobreza e do clero praticados no Antigo Regime.
Contexto Europeu.
O século é conhecido como século das luzes: o Racionalismo
(descartes), que prega o uso da razão como unico método aceitável
para explicaçao de tudo que existe (penso, logo, existo) tudo que
antes era explicado e endosado pela fé,passa a ser explicado pela razão
os principais pensadores da época eram os iluministas: Voltaire,Montesquieu
,Rousseu, Diderot,D´Allembert,Robespierre,Danton, Marat,etc.
Caracteristicas principais do arcadismo e neoclacissismo
figuras de linguagem;
valorizaçao da vida no campo;
critica a vida nos centros urbanos;
objetividade;
idealizaçao da mulher amada;
Maquinas, fabricas e cidades:
Com a implantaçao dos principios do liberalismo na economia,(competiçao,livre concorrencia , auto-regulamentaçao do mercado, a nao intervençao do estado nos assuntos economicos, etc).
Pouco a pouco , as maquinas substituem grande quantidade de mao-de-obra humana, alem de produzir mais mercadorias em menor tempo,com o surgimento das maquinas, surgem as fabricas e, com elas, os grandes centros urbanos(as cidades).
Como desde o inicio da industrializaçao, devido a grande quantidade de mao-de-obra, a oferta de emprego ja é menor que a procura, o homm do campo,
quase sempre nao encontrada na cidade tudo que almejara.o pior : nao ha como voltar ao campo nem como sobreviver na cidade.
O arcadismo leva o homem devolta ao campo:
Na metade do seculo xvll o arcadismo leva o homem devolta ao campo
devido suas obras terem caracterizaçao com um ambiente natural,e que
fornecia riquezas e belezas,que erram poemas bucólicos que cultuavam
a natureza.Os poetas referiam-se a si mesmos,a seus amigos e a sua amada
como se todos habitacem na quela região natural.Se eles não iam ate a
natureza,ela ia ate eles.