sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Fotonovela-Amor e Intrigas- Marcelo, Josenilda, Joelma, Joice, Fredy, Noel, Jean, Camila, Franciele e Giulia



Trabalho da Bucha







Realizado pelas alunas:Camila Mendes,Franciele Lima,Giulia Izabelle e Hélia Nayara.

Foi realizado uma pesquisa sobre o plantio e artesanatos feitos com a bucha vegetal.
Este trabalho  teve  com o intuito de conhecermos mais sobre esse vegetal tão versátil e presente no nosso dia-a-dia.
Pode-se tirar de ensinamento o quanto podemos aproveita-lo e seu beneficios,tanto na saúde quanto ecomicamente, como em artesanais melhorando assim a renda de quem trabalha com ela.
Não exige um conhecimento adequado para manuzia-lá. Assim podemos concluir que trabalhar com a bucha é fácil,pratico e divertido, e de faço lucramento.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Trabalho das buchas

 Bolsinha de mão
 Chaveiro
 Bonequinha
 Flor de cabelo

Coração


 O projeto da bucha vegetal foi realizado no ensino medio na sala do 3 tecnico na disciplina de lingua portuguesa, para que em fim possa trazer conhecimentos sobre antesanatos e a serem desenvolvidas com os alunos. O projeto da bucha chamou muita atenção dos alunos pelo fato de ser simples, facil e com certeza podendo ser usada como um objeto de decoração ou para o uso proprio,  esse projeto trouxe tanto interesse que os proprios alunos estão levando esse conhecimento para suas familias.
  A bucha é facil de se encontrar e aonde tivemos tambéns alguns deles a disponibilidades de nois, tendo em mãos o uso de tintas, misangas, resto de tecidos, tesoura e tudo que foi usado para a decoração da bucha, e ainda tivemos  muita criatividade para desenvolver toda a parte da arte usada na decoração da bucha.
    A pesquisa  bucha foi um fator primordial para que possamos saber se ao uso dela possa trazer riscos ao contato da pelo, diante das pesquisas encontramos que a bucha não tras riscos e  é  utilizada apenas para fins pacíficos como a limpeza em geral e corporal, vindo a perder espaço no mercado com o aparecimento dos produtos sintéticos, mas com o artesanato tente de a crescer muito ainda.


Alunos: Thais da Silva e Fredy Carvalho

Projeto Artesanato com Bucha Vegetal

Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo
Alunos: Willian Vaniel Alves dos Reis, Thiago Xavier Martins, Noel José de Oliveira Junior, Kaique Gomes Cáceres e Jean do Prado Jara.
Série: 3º Técnico em Agropecuária
Disciplina: Língua Portuguesa                                 Professora: Milsa Duarte

Projeto Artesanato com Bucha Vegetal

O trabalho foi desenvolvido pela professora Milsa Duarte com o intuito de influenciar em nós, alunos, a escrita e interpretação, pois como parte do trabalho, deveríamos fazer um relatório sobre toda a produção, baseado em pesquisas, sejam elas em livros, internet, ou qualquer outra fonte disponível.
         Como matéria-prima, foi utilizada a “Bucha Vegetal”, por ser uma cultura de fácil cultivo e também porque podem ser feitos vários exemplares de artesanatos com ela.
         No ponto de vista do grupo, o trabalho foi desenvolvido com êxito, pelo simples fato de que houve interação entre todos os alunos durante a confecção dos artesanatos.
Abaixo, está a foto dos artesanatos confeccionados pelo grupo:

Projeto Bucha Vegetal - 3º ano Técnico

Escola Municipal Agrícola Gov. Arnaldo Estevão de Figueiredo.
Alunos: Ana Paula, Giselle Durães, Gislaine Paola, Kayque Almeida e Tatiane Silva
Professora: Milsa Duarte Ramos Vaz
Turma: 3º ano Técnico
Disciplina: Língua Portuguesa


PROJETO BUCHA VEGETAL

No projeto da bucha vegetal desenvolvemos pesquisas sobre o assunto e através dessas surgiu à idéia de realizarmos trabalhos manuais. O objetivo do projeto era, com dez buchas realizarmos cinco trabalhos artesanais relacionados com o banho e as outras cinco ficava a critério de cada grupo.
         A professora Milsa, nos forneceu todo o material necessário para a realização do projeto, como miçangas, fitas de cetim e pano, enfeites natalinos e as próprias buchas, que foram cultivadas pelos alunos do 9º ano na escola.
         O fato interessante desse projeto foi que tivemos de desenvolver o nosso lado criativo e também ampliamos nosso conhecimento sobre o assunto, pois tivemos que realizar varia pesquisas. Alem disso o projeto incentivou não apenas os alunos, mas também, mas os pais e a comunidade a usar a bucha com fins lucrativos para melhorar a renda familiar.
         Portanto, o projeto bucha vegetal teve grande importância, pois nos forçou a estudar, pesquisar e colocar em pratica os conhecimentos adquiridos.

ARTESANATOS


Foto 1: Chinelo de bucha vegetal

Foto 2: Boneco de Neve

Foto 3: Sino Natalino 

Foto 4: Bob Esponja 

Foto 5: Kit para banho

Foto 6: Conjunto para banho

Foto 7: Boneca de bucha vegetal

Foto 8: Bucha de banho

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Projeto Bucha - Joelma, Josenilda, Joyce, Marcelo e Sing

Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo
Língua Portuguesa




Projeto Bucha Vegetal

Alunos: Joelma Santos
              Josenilda Lopes
              Joyce Vicente
              Marcelo Augusto
              Sing Caroline







O projeto bucha vegetal, é uma atividade que foi proposta pela professora Milsa Duarte Ramos Vaz, que avalia a escrita, a criatividade de criação de artesanatos e a interação dos alunos com os laptops.
  A Luffa cyllindria L. é simplesmente uma variedade de bucha vegetal, pertencente a família das Curcubitáceas, tem ampla utilização, como esfoliante natural, artefatos automobilísticos sendo utilizada no estofamento de bancos e também é a matéria-prima para fabricação de artesanatos que dependendo da criatividade do artesão pode tornar-se inúmeros objetos, portanto tem mercado consumidor e pode gerar renda. O vegetal possui tamanhos variados, o mais cilíndrico é a Luffa cyllindria e outra menor forma de gota a Luffa acutangula.
Cultivo:
  O cultivo pode ser realizado em casa, as sementes podem ser adquiridas em lojas de plantas ou com produtores do vegetal.
Época de Plantio:
  A época de plantio recomendada é na primavera. A profundidade aconselhada é de 50x50x50. Após 3 meses de plantio já se inicia a floração, já no quinto mês após o plantio os frutos começam amadurecer e quando a casca estiver começando amarelar a colheita já pode ser realizada.

Pós Colheita:
  A bucha deve ser retirada da planta utilizando-se uma tesoura, deve se cortar o pecíolo (cabinho) que fixa o fruto a planta. Após cortada a bucha deve ser colocada por 24 horas ao sol encima de um jornal para se retirar a casca, as sementes podem ser reutilizadas para plantar mais pés de buchas, e as sementes saem quando se batem no fruto. Quando o destino do vegetal é o mercado, o fruto tem que estar claro, por isso recomenda-se deixá-lo por 30 minutos na solução de água com kiboa e por opção pode ser aplicada anilina da cor desejada.
Adubação:
  Cada cova exige 5 kg de esterco galinha, 20 kg de esterco bovino e o adubo 04-14-08 (NPK) que pode ser encontrado em floriculturas, essas dosagens não precisam ser aplicadas em uma única vez, mas deve ser realizado com exatidão.
Instalações:
  Como as plantas são trepadeiras, devem ser construídas barreiras, com no mínimo dois metros de altura, elas não precisam ser sofisticadas. É possível fazer um espaçamento de dois metros entre as passarelas com 2 metros de distância entre covas. Os materiais necessários são dois mourões de 3 metros de altura distando 8 metros, e 3 estacas, 8 metros de arame nº 18 para estes ficarão encima dos mourões, e barbantes devem ser amarrados nas plantas até o arame.
Pragas:
  A broca das Curcubitáceas é a praga com maior nível de destruição dos frutos, pois perfura-se e provoca o apodrecimento e perda do produto (Diaphania hyalinata e D. nilidalis).