REFLETINDO SOBRE PROJETOS NA ESCOLA
De acordo com Fernando Hernández o melhor jeito é organizar o currículo por projetos, pois assim o professor deixa de ser um transmissor de conhecimentos para ser um pesquisador. Desta forma o aluno também não é mais aquele sujeito passivo que apenas recebe o que é transmitido, passa a ser ativo, a ser então, o sujeito do processo.
Nesta concepção cabe ao professor definir quais as dificuldades do alunos e que comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto.
É de suma importância que nós educadores saibamos aonde queremos chegar. É preciso então, termos objetivos claros e metas definidas. Também seria interessante que o tema surgisse do interesso dos alunos, porém não basta ser do gosto deles é preciso despertar o interesse por novos conhecimentos.
Nesta proposta de trabalho o aluno fica muito mais próximo da realidade do que quando se tem um currículo fechado. Assim, o projeto visa dar respostas e avança quando as perguntas são respondidas. Nesse momento é pertinente que os professores anotem tudo para que possam comparar erros e acertos.
O trabalho deve estar de acordo com os conteúdos previamente estabelecidos pela escola e pode ou não ser interdisciplinar. Penso que o trabalho com projetos permite romper com os fronteiras disciplinares favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas, onde pode haver uma aprendizagem contextualizada e muito mais significativa.
Para finalizar um projeto deve sempre ter um trabalho de conclusão que pode ser uma exposição, relatório, revista,etc.